segunda-feira, 24 de maio de 2010

Evolução do conceito de administração

Embasando-se em uma perspectiva histórica, a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação), significando a realização de uma atividade sob determinado comando. Entretanto, a palavra administração, ao longo dos anos, teve mudanças significativas em seus conceitos.

O aumento na complexidade das atividades, as mudanças no contexto ambiental, a velocidade como exigência e a evolução da informação transformaram de uma maneira irreversível a vida da pessoas e, consequentemente, a arte de administrar, de gerir, pois não se administra sozinho, nem tampouco sem recursos, sejam eles humanos, materiais, financeiros, tecnológicos.

Para acompanhar e seguir no ritmo dessas mudanças, o conceito de administração foi contemplando, de maneira cada vez mais abrangente, um conteúdo teórico-prático, sobre como conciliar o que se dispõe para que determinado objetivo seja alcançado.

Assim sendo, ao longo dos anos, os estudos nos mostram que quatro palavras podem sintetizar a administração: planejamento, organização, direção e controle. Ou ainda, é preciso planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais afim de atingir determinado objetivo. Esses quatro termos constituem a função da administração. Isso, resumidamente, é administração.

Contudo, conceituar administração não se limita apenas aos quatro termos acima citados. Buscar aplicar os conceitos de administração compreende uma gama de conteúdo mais abrangente, onde devemos considerar informações tais como o ambiente, as pessoas, a tecnologia, etc.

Para enriquecer ainda mais a compreensão da administração, seja para concurso, faculdade ou mesmo para a vida, é coerente aprofundar os conhecimentos através de estudos da teoria geral da administração (TGA). Ao longo de um curso superior de administração, é possível perceber a importância da TGA, pois em muitos assuntos, de cátedras diversas, é possível remetermo-nos ou fazer algum contexto com os ensinamentos da TGA.

Mudar e evoluir constantemente... e velozmente. Assim é o mundo, assim é a administração
.

Nenhum comentário: