terça-feira, 24 de novembro de 2009

A relação do marketing com os demais departamentos de uma empresa

1131288 O lucro, sem dúvidas, é um objetivo-chave almejado pelas empresas. Para que esse objetivo seja alcançado com eficiência, é necessário, entre outros pontos, uma comunicação entre os departamentos da organização.

Apesar de funções diferentes que os vários departamentos executam, deve haver o mínimo de interesse comum entre esses departamentos, como, por exemplo, o foco no cliente.

O marketing, não mais, nem menos importante que outros setores de uma empresa, exerce um papel de suma importância quando precisa-se conhecer o cliente, bem como estratégias sobre como os produtos e serviços serão comercializados no mercado.


Em departamentos de uma organização, podemos observar que eles encaram problemas e objetivos da empresa a partir de seu ponto de vista. A comunicação integrada entre os setores apresenta falhas. A direção maior da organização deverá intervir quando houver conflitos intersetoriais, que muitas vezes não são analisados coletivamente, mesmo ciente das peculiaridades funcionais que cada departamento venha a ter: a produção, as finanças, os recursos humanos etc.

Vejamos a seguir reações negativas que o marketing pode receber de diferentes grupos funcionais, conforme mostrado no livro Administração de Marketing, de Kotler e Keller, no capítulo 'Gerenciamento de uma organização de marketing holístico':

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“A engenharia entra em conflito com os executivos de marketing quando esses querem que vários modelos sejam produzidos, muitas vezes com características que exigem adaptação especial dos componentes. Os engenheiros com frequência acham que a equipe de marketing é tecnicamente incapaz, muda de prioridades toda hora e não merece confiança total.

Os executivos de compras torcem o nariz quando os executivos de marketing pressionam por vários modelos em uma linha de produtos, o que exige a compra de pequenas quantidades de muitos itens, em vez de grandes quantidades de poucos itens. Eles acham que o marketing insiste em qualidade muito alta de materiais e componentes. Também não gostam da imprecisão das previsões do marketing, que os obriga fazer pedidos urgentes com preços desfavoráveis ou manter estoques em excesso.

Os executivos financeiros suspeitam que as previsões da equipe de marketing sirvam apenas para ela mesma. A visão que eles têm é que os profissionais de marketing são rápidos demais em cortar preços para ganhar pedidos, em vez de estabelecer preços para ter lucro. Para eles, esses profissionais ‘conhecem o valor de tudo, mas não sabem o custo de nada'.

Os contabilistas acham que a equipe de marketing é relaxada quando se trata de fornecer relatórios em tempo hábil. Eles não gostam das transações especiais que a equipe de vendas faz com os clientes, porque isso exige procedimentos especiais de contabilidade. Os funcionários do crédito avaliam a situação creditícia de clientes potenciais e negam ou limitam o crédito aos demais duvidosos. Na opinião dos contabilistas, os profissionais de marketing vendem para qualquer um, inclusive para maus pagadores.”
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Diante disso, podemos dizer que o marketing e os demais setores devem desenvolver uma relação a ponto suficiente de produzir uma consciência conjunta para realizações embasadas na missão da empresa. Os setores devem trabalhar de maneira que cada um entenda a lógica de operação dos outros. O departamento de marketing, além da função de coordenar o marketing, deve propor aos demais departamentos reuniões para entendimento e colaboração mútua. Quando todos trabalham juntos, com uma missão comum e comunicação integrada, não só o marketing, mas toda a organização, passam a ter mais chances de obter melhores desempenhos.

O que consultei:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
Crédito da imagem: cobrasoft (Sxc.hu).

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